lundi 1 mars 2010

Pai super pai


Coloco abaixo o texto que fiz para o concurso da Band News Fm, em agosto de 2009, com o tema "Pai super pai":

Com meu pai eu aprendi muito:
Aprendi a andar de bicicleta, ele me levou por um bom tempo pra passear todo dia de bicicleta, primeiro com as duas rodinhas, depois com uma só, nós morávamos em Peruíbe e todos os dias íamos de casa até o centro, o que era uma distância razoável, e com muita paciência ele ia ao meu lado. Então numa tarde, na frente de casa, em uma descidinha que havia, ele me disse “-Vai sem rodinhas.” , deu um medo enorme, meu coração batia forte, mas ele disse de novo “-Vai filha, sem rodinhas.” E eu consegui!
Nessa época eu tinha 7 anos e vivíamos numa casa com árvores, gato, cachorro, maritaca, papagaio, todos em casa, e desde esse período meu pai e eu, por iniciativa dele, ensinávamos os gatos a caçarem alimentos, colocávamos o alimento dentro de caixas de papelão com a boca virada pra baixo e os gatos faziam uma grande festa, realizávamos "melhoramento ambiental" antes do termo existir. Ele também me ensinou a não ter medo das demais espécies de animais, com técnicas – que uso até hoje - e toda essa vivência me ensinou a amar os animais.
Isso já seria o bastante. Mas ele também me ensinou a amar o processo criativo das artes e das ciências: de caixas de madeira da feira ele fazia guarda-roupa pra minhas bonecas e outras coisas, como um robô que era um dever de casa de artes e com a ajuda do meu pai eu ganhei o primeiro lugar, um brinquedo feito só de material reutilizado (caixa de sabão em pó, copinhos de plástico de café, retalhos de pano...) E diversos consertos e experiências que fazíamos juntos em casa, com ferramentas como esmeril e furadeira.
Partilho aqui algumas das situações vividas com o Seu João Corrêa de Souza, meu pai, uma pessoa fundamental na formação do meu caráter e nas escolhas que fiz no mundo adulto: cursei Letras porque a criação faz parte de mim e me realizo muito na escrita quando de uma página em branco crio uma narrativa; fiz estágio no MAC-USP por causa da paixão que tenho pelas artes plásticas e que com certeza nasceu na minha infância ao ver simples coisas ganharem significado nas mãos do meu pai; interesso-me muito pelos estudos e experiências da Física; e meu amor pelas demais espécies animais que nasceu da convivência que tínhamos com papagaios que subiam pelas minhas tranças, cães que eu escovava... e outras experiências a três: meu pai, o bichinho e eu.
Com meu pai aprendi tudo isso e aprendi que o que deixamos de mais importante pra quem amamos são o amor e atenção que lhes damos.

Angelina.

1 commentaire: