lundi 10 mai 2010

La Fête des Mères

O Dia das Mães surgiu na Grécia Antiga, nas cerimônias de primavera em honra à Deusa Rhéa (Cibele) a grande mãe dos Deuses.

Com o decorrer do tempo as datas mudaram de alguns países para outros e mesmo a essência de um dia de homenagem às Mães e à fecundidade ficou um pouco escondida atrás do segundo dia de maior venda de produtos, ou seja: do consumismo, que perpassa, ou pode estar presente, em todas as celebrações deste mundo contemporâneo.

Entretanto, se conseguimos superar o viés do consumo e vemos a Fête des Mères como uma celebração da Gratidão, da Fecundidade e do Amor e as mães podem ter como maior presente a presença - física ou virtual - dos seus filhos, então esse é um momento ritual que nos aproxima dos seres que amamos: um dia especial.

No Brasil, no Canadá e em diversos outros países como Estados Unidos e Bélgica, comemoramos o Dia das Mães no segundo domingo de maio, este ano no dia 09 de maio.

Na França a Fête des Mères acontece no último domingo de maio, caso esse dia seja o mesmo do Pentecostes, a Fête é realizada no primeiro domingo de junho. Neste ano a Fête des Mères acontecerá no dia 30 de maio.

Portanto, podemos comemorar pelo menos duas vezes la Fête des Mères: au Brésil, au Canadá, en Belgique et en Suisse le 09 mai; et à Madagascar, à Monaco et en France le 30 mai 2010.




-Bonne Fête Maman!







A. Renard.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire