jeudi 17 juin 2010

La Fête de la Musique


Fête de la Musique - Faites de la musique

A Fête de la Musique (Festa da Música); que pronunciamos da mesma maneira que Faites de la musique (Faça Música) nos traz a idéia de que os participantes sejam sujeitos da festa, que todos participem ativamente dela.

O accordeon (acordeão) é um dos instrumentos símbolo da França, podemos escutá-lo em diversas músicas de Edith Piaf, Charles Aznavour e com a cantora contemporânea Zaza Fournier, entre outros artistas.


Origens:
A Fête de la Musique começou em 1982. Ela ocorre em 21 de junho, primeiro dia do verão na Europa. É uma grande festa popular, na qual as pessoas saem às ruas e interagem entre si, na França um em cada dois jovens toca algum instrumento. Foi Maurice Fleuret, Diretor de Música e Dança, que teve a idéia da criação da Festa. Ela é gratuita e têm a organização feita por diversos setores.
O fato de sair às ruas é simbólico, pois no Hexágono no outono e inverno o céu é muito cinza, por dias as pessoas não vêem o sol, e sair para festejar a música, o verão e a vida traz muita alegria. Essa noite também se refere às Festas de São João.
Em 1985, em decorrência do Ano Europeu da Música a Fête de la Musique começou a ser realizada em outros países e hoje ela ocorre em mais de cem nos cinco continentes.

Alguns cantores franceses:
*Edith Piaf
*Charles Aznavour
*Grégoire
*Camille
*Zaza Fournier
*La Rue Ketanou ...




Des médias francophones:
Tv5
http://www.tv5.org/

Radio France
http://www.rfi.fr/

Radio Novaplanet

-Joyeuse fête de la musique!


Angelina.

Aucun commentaire:

Publier un commentaire