mercredi 21 mars 2012

journée internationale de la FRancophonie - expo Giacometti

A partir de 20 de março de 2012 iniciamos a Journée Internationale de la Francophonie.
Nós comemoramos a presença da língua e cultura francesa no mundo. A importância cultural, econômica e política da francofonia.

Francophonie (Francofonia) significa um conjunto de pessoas e países que falam língua francesa, seja como língua materna ou segunda lingua; seja como língua administrativa ou ainda como língua estrangeira.
Atualmente temos 56 comunidades francófonas; mais de 220 milhões de francophones no mundo, pessoas que sabem ler, compreender e escrever em francês; e se incluímos os que utilizam a língua francesa sem todo esse domínio chegamos a mais de 500 milhões de francófonos.
E há ainda os  francophiles (francófilos): pessoas que tem interesse pela língua e cultura francesa, sem, necessariamente, serem falantes de francês.

Portanto, o mês de março é tempo de festa internacional.


Para a programação da "Journée" no Brasil consultem o site:
http://www.aliancafrancesa.com.br/agenda_francophonie2012/


Recomendo vivamente, entre outras atrações, a exposição de Alberto Giacometti, na Pinacoteca de São Paulo http://www.pinacoteca.org.br/pinacoteca/default.aspx?c=exposicoes&idexp=611&mn=100

Giacometti foi escultor e pintor impressionista. Suíço, ele nasceu em 1901 e morreu em 1966 e traz em sua obra uma reflexão sobre a existência humana, a proporção das esculturas, as formas alongadas e horizontais e o uso da linha nos desenhos refletem o olhar de Giacometti sobre o mundo. Trabalhos que abrem nosso olhar para a fruição e reflexão, obras universais e eternas.

Le nez, 1947, no Centro Georges Pompidou


Festa Internacional: La journée de la francophonie 2012. -Participem!

A. Renard.   

Aucun commentaire:

Publier un commentaire