mardi 24 juillet 2012

Vélib comemora 5 anos de vida: -La Vie est plus belle à vélo.


Em 15 de julho de 2007 nasceu o VÉLIB, ele é um sistema de empréstimo de bicicletas públicas criado pela prefeitura de Paris e que serviu de modelo e incentivo para diversos países, inclusive o Brasil.

Neste ano o Vélib, mistura das palavras Vélo = bike e Liberté =liberdade, completou 5 anos; No início eram 10 mil bicicletas disponíveis em 750 estações automatizadas, neste ano temos 23 mil vélibs em 1700 postos em Paris e arredores.

O olhar sobre a Vélib e vélos em geral se abriu.
Hoje em dia a bicicleta é vista seja em Paris, Amsterdam ou São Paulo -guardadas as diferenças- como meio de transporte, lazer e intervenção social.

No Vélib a primeira meia hora é gratuita, como ocorre com as bikes comunitárias do Itaú em São Paulo e no Rio de Janeiro, após 30 minutos cobra-se uma pequena taxa.

Com a vélib qualquer pessoa pode se balader. É uma idéia inclusiva. E como há muitos postos sempre há uma bike te esperando.

15 de julho foi dia de comemorar os 5 anos do sistema Vélib e tudo que ele nos proporciona: deslocamento rápido, seguro e prazeroso; abertura de reflexão para outros meios de transporte mais agradáveis e menos poluentes; aprendizado de compartilhar, respeitar e cuidar...

Coloco aqui um vídeo de Chartres para o Tour de France 2012 porque ele mostra bem a idéia de União-Comunhão-Comoção que há em andar de bike:








-Parabéns Vélib pelos seus 5 anos. Há muito mais vélo e liberté hoje em dia.

                 A frase do vélib é: "La ville est plus belle à vélo
                  e eu  digo: -La Vie est plus belle à vélo :)



A. Renard

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire