dimanche 14 juillet 2013

Mestres do Renascimento com Virada Renascentista em São Paulo

Dia 13 de julho de 2013, além de ser o Dia Mundial do Rock, é a data da Virada Renascentista com a exposição Mestres do Renascimento em São Paulo no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil).

A Exposição Mestres do Renascimento estará em cartaz de 13 de julho a 23 de setembro de 2013.

Dia 13 acontece a abertura da exposição com a Virada Renascentista, a partir das 15h do sábado às 22h do domingo (14).
A iluminação no entorno do CCBB é de lâmpadas de vapor metálico e LED, com isso as ruas estarão mais claras, além do reforço na quantidade de policiais e há uma van que sai da Rua da Consolação, 228 e leva os visitantes até a entrada do CCBB.

Mestres do Renascimento é uma exposição com cinco núcleos que ocupam quatro andares do prédio, no primeiro andar há um quadro didático sobre o Movimento.
O Renascimento se reflete numa busca da racionalidade e da dignidade dos seres vivos e da natureza.
A arte gótica, que precedeu o Renascimento, privilegiava o sobrenatural, o homem era pequeno em relação ao Divino. O Renascimento tem o foco no humanismo.

"... o Renascimento foi um movimento da História muito mais amplo e complexo do que o simples reviver da antiga cultura greco-romana. Ocorreram neste período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica. O ideal do humanismo foi sem dúvida o móvel desse progresso e tornou-se o próprio espírito do Renascimento. Num sentido amplo, esse ideal pode ser entendido como a valorização do homem e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural, conceitos que haviam impregnado a cultura da Idade Média." (Graça Proença. História da Arte. Página 78.)

Em Mestres do Renascimento temos pinturas, arquitetura e esculturas (Michelangelo nos mostra sua face de arquiteto).

Esta exposição no CCBB sobre o Renascimento, movimento que abangeu três séculos (XIV, XV e XVI) e trouxe-revelou um novo modo de interação com o mundo, nos traz os mestres italianos grandes representantes deste período.

Elementos do Renascimento permanecem até os dias atuais.
Esta é uma exposição sobre a humanidade.
Imperdível.

A seguir Michelangelo Arquiteto com "Studio di portale" e "Cristo Benedicente", de Rafael, duas das obras de Mestres do Renascimento.



Exposição: "Mestres do Renascimento: Obras-primas Italianas
de 13/7 até 22/9/2013.
Entrada franca.
http://www.bb.com.br/portalbb/page511,128,10164,1,0,1,1.bb?codigoEvento=5307
no CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil.
 Rua Álvares Penteado, 112 - Centro


Angelina Renard.

1 commentaire:

  1. Oi, minha querida amiga. Saudades de vc. Ótima dica de exposição... Parece uma oportunidade maravilhosa de ver artistas que normalmente só vemos em livros.
    ah... e sobre aquele desenho, fique à vontade para utilizá-lo. Acho que vc merece um outro melhor, mas enquanto não realizo outro novinho em folha aquele deve servir. (foi de uma época de convivência muito boa e próxima). Abraços.
    Renê

    RépondreSupprimer