mercredi 30 juillet 2014

Literatura francesa sempre contemporânea: Le chat Potté et Le chat Botté - O Gato de Botas.

Le Chat Potté da imagem deste texto é o gato corajoso, simpático, inteligente e bonito que no filme norte-americano de 2004 "Shrek 2" ajuda o ogro, a princesa e o Burro. A partir deste filme o Gato se torna personagem fundamental nos filmes de Shrek. o Gato de Botas é tão querido e impactante que em 2011 foi lançado o filme dele sozinho e um curta chamado "Le Chat Potté et les trois diabolos".

O Chat Potté dos filmes é inspirado no conto "Le maître chat ou le chat botté", escrito pelo francês Charles Perrault (1628 - 1703) em 1695.
Nesta história que comoveu gerações desde que foi publicada nos traz um gato com o poder da palavra e grande inteligência e este ser que poderia ser visto como frágil, pequeno e tantos outros adjetivos que o tornariam incapaz que realizar seus objetivos; este pequeno gato trará paz e riqueza para seu dono, o Marquis de Carabas e para si mesmo.

O Chat Potté contemporâneo tem algo de Zorro; vejam como o Gato faz sua assinatura com a espada na árvore. Há também uma brincadeira com palavras pois nosso querido amigo Chat tem um grande chápeu, em francês: "Chapeau" que pronuncia-se [chápô] e para o nome Chat Potté dizemos [chápôtê].

Para quem quiser conhecer mais sobre Le Chat Potté recomendo:

1. o curta "Le Chat Potté et les trois diabolos", ele está a seguir:






e  2.  o site http://www.lechatpotte.com/ 















je vous lèche. Oh, ops! bisous à tous, 
lambidas. Oh, ops, beijos a todos,

Angelina Renard.



Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire