lundi 17 septembre 2018

Tim Burton suas histórias e personagens universais no Brasil e na França


Na próxima sexta-feira, dia 21 de setembro de 2018, teremos o Noitão do cinema Caixa Belas Artes com cinco filmes do cineastra norte-americano Timothy Willian Burton: TIM BURTON. 


Tim completou 60 anos neste ano e um de seus filmes mais célebre: Beetlejuice, comemora 30 anos em 2018. O Noitão traz esta homenagem a autor e obra. E muito além, nos presenteia com filmes atemporais, universais e sem fronteiras, como Edward aux mains d'argent (Edward mãos de tesoura), Les noces funèbres (A noiva cadáver) e o extraordinário Big Fish. 
Big Fish foi lançado em 2003 e nos trouxe a estréia da atriz francesa Marion Cotillard no cinema americano. A Europa e a América juntas nesta história que nos permite refletir sobre qual é a história De Verdade, sobre como somos nós mesmos e sobre como vivemos e mainfestamos o Amor. 
Tim Burton tem a seriedade e genialidade do seu trabalho reconhecidos na França. Em Lyon temos o Institut Lumières (a Hollywood Francesa) e lá a presença de Tim e mostras com o trabalho dele são constantes.
Em 2012 eu estava na França e pude acompanhar a mostra de Tim na Cinémathèque de Paris. 



Nós temos a Literatura Fantástica com E. T. A. Hoffman, Théophile Gautier, Gabriel Garcia Marquez e outros escritores, neste gênero literário a narrativa traz elementos que não fazem parte da realidade ou não eram reconhecidos por ela no momento da escrita. Com Tim Burton o universo Fantástico se abre e curiosamente os personagens mais singulares, sensíveis, justos são os mais fantásticos e, ao mesmo tempo, os mais verossímeis. Estes personagens vivenciam a experiência de ser-humano e nós junto com eles.








 

"-Se o mundo não tem nenhum sentido, diga Alice, quem nos impede de inventar um?"



















Prestigiem o Noitão Caixa Belas Artes na próxima sexta. Aproveitem a opotunidade de assistir Big Fish, Edward, Emily e outras obras de Tim na tela grande.


- Bons filmes!!!

Aucun commentaire:

Publier un commentaire